
A AMANDLA é uma instituição criada a partir da compreensão de que educação, literatura e arte são atos de poder, continuidade e construção de identidade.
Nascemos do encontro entre pesquisa, vivência pedagógica, cultura africana e o compromisso com educação, arte, saber e cultura que reconheçam as raízes, a história e a potência dos povos africanos e afro-diaspóricos.
Foi fundada em 2021 por Dlaman Kobina, seu atual Diretor Pedagógico e Editorial, também educador, pesquisador e escritor. A AMANDLA surge a partir de vivências do fundador na África do Sul e com a inquietação profunda presente em sua trajetória de mais de 15 anos de atuação ma educação: a ausência de materiais educativos que apresentem a África e as populações negras para além da dor, da ausência e da fragmentação histórica. A partir dessa constatação, iniciamos um caminho de criação que une conhecimento, estética, afeto e ancestralidade.
A palavra Amandla, que significa poder nas línguas zulu e xhosa, expressa o fundamento do projeto: o poder que nasce do reconhecimento da própria história, da memória coletiva e da continuidade cultural africana.
Hoje também contamos com o multiartista, escritor, poeta e ilustrador Kyas Imani, esposo de Dlaman Kobina, como Diretor Artístico.
Temos três departamentos principais com diferentes focos:
- A AMANDLA | Educação Preta desenvolve jogos, literatura infantil, livros e cadernos didáticos, atividades pedagógicas e formações que dialogam com crianças, educadoras, famílias e instituições de ensino. Nossos materiais são construídos a partir de uma perspectiva afrocentrada, valorizando saberes ancestrais, referências africanas, tecnologias tradicionais, narrativas históricas e experiências que fortalecem a identidade e o pertencimento.
- A AMANDLA | Literatura Preta valoriza a criatividade de pessoas pretas na escrita literária e acadêmica em geral, sem restringir-se ao público infantil, atuando com ensaios, teses, contos, poesias etc. de autoria negra. Prestamos consultoria para autores independentes e planejamos e publicamos livros acompanhando desde a ideia inicial do autor e ou coletivo até o lançamento.
- A AMANDLA | Produção Artística Preta planeja e executa projetos e eventos culturais e artísticos ligados à cultura preta em geral, bem como apoia artistas em seus processos. Também produzimos material audiovisual, contando com música, vídeo, direção artística, dentre outros serviços.
Desde sua criação, a AMANDLA já produziu dezenas de materiais educativos, publicou livros, organizou eventos e assim impactou centenas de pessoas em diferentes regiões do Brasil, participando também de feiras, formações e eventos voltados à educação, cultura, arte, empreendedorismo negro e produção pedagógica.
Nossas produções circulam em escolas, famílias e espaços educativos e culturais, promovendo experiências que ampliam repertórios, estimulam o pensamento crítico e fortalecem vínculos com a ancestralidade.
Acreditamos que educar, fazer arte e criar são caminhos de reconexão. É possibilitar que crianças e adultos reconheçam a si mesmos como parte de uma história longa, rica e potente.
A AMANDLA existe para isso: cultivar saberes, fortalecer identidades e construir futuros a partir do poder ancestral africano.