NEA ONNIM
Um Adinkra do povo Akan, Nea onnim, apresenta o provérbio “Nea onnim no sua a, ohu” significa que “aquele que não sabe, pode aprender”. É um símbolo do conhecimento, da busca pelo conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida.
Inspirados nesse adinkra, produzimos recursos com finalidades pedagógicas (planejamentos, sequências didáticas, jogos, vídeos, dentre outros materiais didáticos) que sirvam de apoio a atividades de difusão das histórias e culturas africanas em casa, em escolas, em organizações sociais e outros espaços de educação formal e informal.
Tais recursos didáticos são voltados para diferentes faixas etárias e incluem propostas que abrangem diversas áreas do conhecimento. São materiais e propostas pedagógicas construídas a partir de referenciais do paradigma da afrocentricidade, tendo como objetivo atualizar as formas de preservação cultural e histórica, e não reduzir experiências africanas a um formato acadêmico ou escolar, embora não o desconsiderem.
Usamos como referenciais afrocêntricos as “características mínimas” da afrocentricidade, apontadas por Molefi Kete Asante:
-
Interesse pela localização psicológica;
-
Compromisso com a descoberta do lugar do africano como sujeito;
-
Defesa dos elementos culturais africanos;
-
Compromisso com o refinamento léxico;
-
Compromisso com uma nova narrativa da história da África.
Assim, buscamos construir variados tipos de recursos com finalidades pedagógicas que se orientem por esses pontos. Para que o sentido seja completo na prática, é necessário que o uso dos recursos também se atente a essas questões.